sábado, 3 de julho de 2010

ELEMENTOS CONSTITUINTES do VÍDEO

Como sabemos o vídeo enquanto produção tecnológica e cultural é apresentado como “um todo”, no entanto, ao assistir a um filme, documentário, transmissão de televisão ou a um videoclipe sempre somos inclinados a observar alguns detalhes que podem se sobressair.

Podemos perceber que alguns elementos são essenciais, mais também notamos recursos complementares e inclusive, criar um clima de tensão ou paixão, ou ainda, efeitos especiais que podem nos despertar perspectivas diferenciadas.

Em outros casos pode até estes elementos não serem percebidos, no entanto, para aprendermos mais é preciso que descrevamos alguns destes elementos e depois realizaremos atividades que permitirão a você, questionar e refletir sobre o processo de produção de vídeo a partir de seus elementos constituintes e pensar sobre aqueles que são ou não essenciais, vejamos:


Fotografia

Fotografia resulta da criação de uma imagem estática por meio de exposição luminosa, fixando a mesma em um meio material que constitui uma superfície bidimensional. Devido à revolução digital este elemento teve grandes transformações nos últimos 30 anos. No vídeo a fotografia possui grande destaque, afinal a indústria cinematográfica faz grande uso da mesma, bem como, as transmissões televisivas.

Dependendo do tipo de câmera podemos ter efeitos que modificam aspectos como textura e cor, além disto, a capacidade de fotografar em alta velocidade pode permitir observar fenômenos que dificilmente seriam observáveis como o bater das asas de um beija-flor.


Áudio

Áudio é a propagação em meios materiais de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal. A sua propagação não ocorre no vácuo. E sua propagação ocorre de modo “circuncêntrico”. Possui velocidade de oscilação ou freqüência que é medida em hertz (Hz) e sua energia ou amplitude é medida em decibéis. O ouvido humano pode ouvir sons entre 20 Hz e 20 KHz. No vídeo o áudio permite ouvir a fala e os diversos sons do ambiente filmado, além disto, pode viabilizar a criação de estados emocionais distintos no espectador através de efeitos sonoros e/ou trilhas musicais diversificadas.


Linguagem

Linguagem consiste em qualquer sistema de signos que visa produzir significação, por meio da comunicação de idéias ou sentimentos, mediante gestos, sons, gráficos entre outros recursos dos sentidos. Por meio do vídeo é possível a utilização de alguns destes recursos, ou ainda, a combinação destes. É necessário ressaltar que na atualidade o vídeo não permite, na maioria dos casos a comunicação de sinais olfativos e táteis de tal modo que este recurso é conhecido por ser audiovisual.

Sendo assim o vídeo combina e destaca elementos de linguagens: auditiva e visual na perspectiva do movimento enquanto deslocamento ao longo do tempo.


Cenário

Cenário representa a composição de elementos físicos e/ou virtuais que definem o espaço de representação e sua ambientação enquanto espaço cênico (que é definido em função de uma representação teatral ou similar). Neste sentido, no vídeo os objetos do cenário, as cores, os estilos podem viabilizar a caracterização de personagens estabelecendo seu perfil psicológico, sócio-econômico e cultural.


Personagens

Personagens são elementos que estão vivos em uma obra narrativa, podem ser humanos, objetos, animais, plantas ou quaisquer outras coisas que a imaginação possa vivificar. Os personagens podem ser classificados em uma história pela narrativa, importância, finalidade, protagonismo, representação e por sua realidade. Os personagens em um vídeo são aqueles que se comunicam entre si e podem interagir com o espectador, inclusive, para que o mesmo possa vir a se sentir como tal enquanto assiste uma obra de vídeo.


Público Alvo

Público Alvo e sua adequação são as pessoas a quem se destina uma obra cultural. Determinados vídeos, visam comunicar, formar e fazer com que um determinado público reflita (ou não) sobre a mensagem presente em um vídeo.
Fatores que contam para tal adequação: idade, sexo, opção sexual, situação financeira, etnia entre tantos outros aspectos sócio-culturais.


Duração

Duração diz respeito ao tempo de apresentação da obra de vídeo em minutos.


Animação

Animação é a técnica para promover a sensação de movimento através da passagem de diversos quadros pictóricos (pictogramas) em um determinado espaço de tempo. A quantidade mínima de quadros por segundo para esta sensação consiste em 24 quadros por segundo. Os fotogramas podem ser desenhos, fotografias entre outros recursos visuais.

Quando se fala de animação é comum nos reportarmos aos desenhos animados, no entanto, atualmente existe a animação digital 2D (duas dimensões) e 3D (tridimensional). Sobre as técnicas de animação podemos falar da passagem dos fotogramas, dos stop motion (animação com objetos) e a modelização digital que pode ser vetorial ou por iluminação.


Roteiro

Roteiro é a estrutura argumentativa das obras narrativas. Através do roteiro podemos perceber a coerência entre as seqüências de atos ou cenas. No teatro o roteiro é dividido em atos, nos vídeos divididos em cenas. Um bom roteiro em vídeo articula os diferentes elementos do vídeo no “fazer sentido de uma história”, rompendo barreiras temporais e espaciais
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Seu comentário é muito importante!
Equipe NTE-Cachoeira do Sul
Vivendo o presente... PROJETANDO o FUTURO!