sábado, 3 de julho de 2010

PERSPECTIVAS EDUCATIVAS da CRIAÇÃO e do USO de VÍDEOS EDUCACIONAIS

Sabemos que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm causando transformações em todas as áreas do conhecimento. Atualmente as TIC fazem parte do nosso dia-a-dia, transformando e estabelecendo novas formas de relacionamentos entre as pessoas, mediadas pelos recursos tecnológicos, especialmente com o uso da Internet. Conforme Filatro (2004): “A globalização e a informatização caracterizam um novo tipo de sociedade, denominada sociedade da informação (ou do conhecimento)”. (p.35)

MORAN (2000), nos diz que “nesta nova sociedade da informação, todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais. Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio”. (p. 1)

Também enfatiza que o vídeo desempenha um papel educacional relevante, onde a TV e o vídeo transmitem informações, modelos de comportamento, linguagens coloquiais e multimídia e também privilegiam alguns valores. Ainda lembra, que essas mídias de maneira nenhuma se encontram ultrapassadas, mesmo com o a chegada do computador e da internet, enfatizando que ainda não dominamos as potencialidades de suas linguagens e sua utilização na educação. (MORAN, 2002).


Perspectiva educativa do uso do vídeo na sala de aula: vantagens e desvantagens:
Uma das primeiras vantagens que pode ser apontada, ainda de forma unilateral, é que com auxílio dos vídeos podemos criar apresentações visuais agradáveis, e apresentá-las nas salas de aula das escolas com poucos recursos, experiências que dificilmente poderiam ser apresentadas sem a sua utilização.

O vídeo permite ainda que se faça simulação de casos semelhantes àqueles que o aluno vive em cotidiano, oportunizando assim maior significância (Ausubel, 1980) aos conteúdos estudados, uma vez que permitem que o aluno tenha a sensação de “estar presente na cena dos acontecimentos”.


Com este pensamento, o NTE-Cachoeira do Sul, procura unir os aspectos evidenciados acima à produção, edição e publicação de vídeos educacionais, utilizando-se dos recursos gratuitos disponíveis na Internet (Internet 2.0/produção e colaboração na rede, neste exemplo, utilizando-se do YouTube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...
Seu comentário é muito importante!
Equipe NTE-Cachoeira do Sul
Vivendo o presente... PROJETANDO o FUTURO!